segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Praça que vale uma viagem, até no tempo


A 4-a cidade mais antiga do Brasil de novo saiu da sombra. Não foi em 1967, quando foi tombada pelo IPHAN por inteiro, com título de cidade histórica, aconteceu recentemente. Em 2010 a praça São Francisco, que é uma praça mais histórica do centro histórico desta cidade histórica, foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e o nome de São Cristóvão (Sergipe) ficou bem mais falado. Então começaremos visita a cidade deste lugar de destaque.



A praça é quase retangular, uns 100 por 50 metros, com pevimentação de pedra grande. Construções de séculos passados pelo perímetro, bem conservadas e-ou restauradas. Inclinação sensível de sul ao norte. Há uma cruz e uma árvore bonita...




O lado norte é um pouco mais largo. Aqui fica o complexo arquitetônico mais famoso, Igreja e Convento de São Francisco, de 1693. A asa esquerda abriga agora o Museu de Arte Sacra.


Do lado superior (sul) há mais prédios administrativos. E mais uma pequena igreja na esquina, que faz parte do complexo hospitalar do lado leste da praça.


A igreja também foi cuidadosamente restaurada.


Detalhes da fachada, pedra talhada.


Este prédio foi construído para ser sede do novo governo de estado, na época de emancipação de Sergipe, que antes era uma província do estado de Bahia.


Agora aqui funciona o Museu Histórico de Sergipe.


O museu é gratuito e os guias são muito simpáticos. Mas ainda falta identificar bem os objetos expostos.


Mais um prédio histórico ao lado, no canto sudeste, atualmente é um escritório do IPHAN, não está aberto a visitação interna.


No canto sudoeste outra utilidade pública, Centro de Informações Turísticas, aqui podemos obter para segunda parte da excursão pela cidade.


A placa neste diz que esta praça foi construída em 1968, sob um governo memorável. Mas foi apenas o início da restauração, logo depois que chegaram as verbas do IPHAN.



De fato, a praça e as proximidades são bem antigas, este pedaço guarda memória material e espírito de pelo menos três séculos, e vale a pena andar mais por aqui...

Fotos do autor
Atualizado 27.06.2013


...cartão de visita São Cristóvão - SE
...lista 100 destaques do Guia 4 Rodas
...lista Cidades históricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário