sábado, 5 de janeiro de 2013

Avião: do Brasil pelo continente


Entre empresas aéreas brasileiras atualmente apenas duas operam linhas regulares para países vizinhos. A liderança é do grupo LATAM que inclui a própria TAM (http://www.tam.com.br), o seu braço TAM Mercosur (código PZ) com base em Assunção (PARAGUAI), e a LAN (http://www.lan.com/) que opera também voos internos em cinco países (Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia).

Grupo LATAM (TAM JJ e PZ, e LAN com todas as filiais) voa de São Paulo GRU para:
Uruguai (Montevidéu)
Argentina (Buenos Aires – EZE, Buenos Aires – AEP)
Chile (Santiago)
Paraguai (Assunção)
Bolívia (Santa Cruz de La Sierra, com escala ou conexão em Assunção)
Peru (Lima)
Colômbia (Bogotá)
Venezuela (Caracas)
Os primeiros três destinos são servidos também do Rio de Janeiro GIG (no caso de Buenos Aires somente EZE).

Grupo GOL - VARIG (http://www.voegol.com.br) atualmente opera para seguintes destinos internacionais saindo de São Paulo - GRU:
Uruguai (Montevidéu)
Argentina (Buenos Aires – EZE, Buenos Aires – AEP, Córdoba)
Paraguai (Assunção)
Bolívia (Santa Cruz de La Sierra)
Venezuela (Caracas)
e mais três ilhas de Caribe (Aruba, Barbados, Punta Cana)
Para Buenos Aires EZE há também voos diretos de Rio de Janeiro GIG, de Curitiba e de Porto Alegre
Mais um destino da GOL na Argentina é Rosário, servido de Porto Alegre.

As companhias TRIP e AVIANCA aparecem no mercado internacional apenas em episódios.

Outras opções de conexão aérea são oferecidas por demais companhias dos vizinhos, que operam também rotas internas dentro dos próprios países. A marca LAN já foi apresentada acima.

Outro destaque é a AEROLINEAS ARGENTINAS - http://www.aerolineas.com.ar/ que opera também com a marca regional AUSTRAL e oferece boas conexões para diversas partes da Argentina. Liga Buenos Aires diretamente com São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre;

TACA (Peru) - http://www.taca.com
voa de Lima para São Paulo e para Rio de Janeiro diariamente e para Porto Alegre 3 vezes por semana. Possui boa malha rotas no Peru.

AVIANCA (Colômbia) - http://www.avianca.com/, a sócia da brasileira ex OCEAN AIR, opera de Bogotá para São Paulo GRU e para Rio de Janeiro GIG.

Depois da falência da AEROSUR, do lado boliviano a Boliviana de Aviación - BoA (http://www.boa.bo/) começou a operar rotas para São Paulo, saindo diariamente de La Paz via Santa Cruz de la Sierra (retorno depende do dia de semana: 4 vezes para Santa Cruz e 3 vezes para Cochabamba. Mais detalhes sobre a aviação civil boliviana e sobre a conexão aérea entre dois países: Bolívia de avião

O Uruguai também perdeu em 2012 a cia. nacional, PLUNA. Mas sobrou a regional BUQUEBUS - http://www.flybqb.com.uy/ que esporadicamente arrisca voos para Porto Alegre se Salto (Uruguai)

Outras conexões aéreas intraregionais existe no norte, onde a Belém (PA) é ligada a Paramaribo (Suriname) pela SURINAME AIRWAYS (http://www.slm.firm.sr/) e à Caiene (Guiana Francesa) pela AIR CARAIBES (http://www.aircaraibes-usa.com/).

E a notícia mais recente, a equatoriana TAME (http://www.tame.com.ec/)acabou de abrir em 10 de janeiro de 2013 a rota Guayaquil - São Paulo, 3 vezes por semana, com A319 de 120 lugares.

Desta forma, o Brasil possui na atualidade ligações aéreas diretas com todos os países da América do Sul, com exceção de Gaiana.

Na América Central há também boas opções.

A COPA (Panamá) - http://www.copaair.com não só oferece conexões para países vizinhos, como também atende o maior número das cidades brasileiras (7): Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo. Neste quesito perde apenas para TAP (Portugal).

E a empresa mexicana AEROMEXICO - http://www.aeromexico.com/ também tem boa presença na linha São Paulo - México e ótimas conexões para interior do seu país e para países vizinhos.

Ilustrações e frotas


A TAM não hesita em colocar seus aviões mais espaçosos, como o B777, nas rotas para Santiago e outros destinos continentais. Mas a opção mais frequente é A321, também com bom número de lugares.


Por parte da parceira LAN, o uso dos "Widebody" é mais comum por aqui.


A frota internacional da GOL é a mesma, com base em B737-800


A AEROLINEAS ARGENTINAS continua com B737-300 nos voos para Brasil


A BOLIVIANA de AVIACIÓN também voa com B737-300


A AVIANCA opera com mesmos Boeing B767 "widebody" para Europa e para Brasil.


A TACA toca com família A320.


Para pequena regional BUQUEBUS, o ATR-72 é grande.


A COPA opera com B737-800, a exemplo da GOL.


A AEROMEXICO usa B-767 e B-777 nas suas rotas para Brasil, Argentina e Chile.


In memoriam:

AEROSUR

PLUNA


Fotos do autor
Atualizado 21.10.2013





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