quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

229 maiores atrações do "Guia 4 Rodas"

Considero este guia o mais completo e atualizado entre todos que conheço desse gênero. Embora, o público alvo é específico, este guia é destinado basicamente àqueles que viajam de carro, o que determina a sua ótica. Os destinos mais facilmente acessíveis pelas estradas, saindo de São Paulo ou de outras grandes metrópoles, têm preferência óbvia dos seus editores. Entretanto, há muitos dados que podemos analisar com calma.

Já na capa anuncia-se que o guia contém informação sobre 5289 hotéis e pousadas, 2869 restaurantes e similares, e 4304 atrações, justamente nesta ordem. As atrações (terceiro objetivo deste guia) são classificadas de 1 a 5 estrelas. E as mais valorizadas, de 5*****, são poucas, apenas 32, concentradas em 17 localidades.


Obs.: PN Iguaçu, no alto da 2-a coluna, conta 2 vezes no texto, como partes brasileira e argentina separadamente.

A similaridade dessa lista de 17 e da lista dos 19 objetos UNESCO é alta, além disso, o próprio guia apresenta uma matéria dedicada a estes objetos. Portanto, seria interessante desenvolver aqui uma abordagem mais ampla. Para base de uma expansão da lista UNESCO, tomaremos as duas camadas superiores desta pirâmide estrelada, o que aumenta quantidade das atrações até 229.

Apenas 72 podem ser consideradas como histórico-culturais, enquanto а maioria (157) é de tipo natural.

Entre primeiras:
25 museus e centros culturais;
22 igrejas;
4 teatros;
9 outros complexos arquitetônicos;
12 parques de diversões, ou municipais.

A maioria das atrações naturais está no Litoral, são 104, inclusive 90 praias e 14 excursões aquáticas e subaquáticas.

Outras 53 estão no interior do continente:
26 parques nacionais e estaduais, e excursões nos mesmos;
7 cachoeiras;
5 rotas de trekking;
5 cavernas e grutas;
5 excursões fluviais (4 ligadas com observação de peixes com máscara);
5 cânions e outros produtos de erosão.

Estas 229 atrações 5***** e 4**** se encontram em 83 localidades (municípios, PN - parques nacionais, ou PE – parques estaduais). Tomo a liberdade de arredondar este número até 100, promovendo do próprio “Guia 4 Rodas” outros destinos destacados no Guia, com páginas de rosto especiais e-ou com muitos objetos 3***, e sem esquecer algum destinos recomendado pela UNESCO.

Aqui está a Lista dos 100.

Atualizado 07.08.2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário