terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Chile de ônibus

Sim, embora não temos fronteira com o Chile, existem linhas internacionais de ônibus, que ligam principais metrópoles dos dois países (4-5 frequências semanais no total).

A brasileira PLUMA (operadoras de ônibus) 2-3 vezes por semana faz a rota de Rio de Janeiro a Santiago via São Paulo, Curitiba, Balneário de Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre, Uruguaiana. A chilena CHILEBUS INTERNACIONAL opera mesma rota 2 vezes por semana. A duração de viagem é quase 60 horas (percurso completo) e a travessia da Cordilheira dos Andes é a parte mais emocionante.

Para viajar pelo Chile, o ônibus também é uma boa opção. Alias, no sentido transversal à "régua chilena" é único meio de transporte público. É bem organizado, transparente. O índice de cumprimento dos horários é alto e os passageiros são também fiscais que controlam a velocidade: há velocímetros visíveis a todos.

Os 4 terminais intermunicipais da capital estão bem agrupados em torno da Estação Central Ferroviária. Não são estritamente especializados em grupos de destinos, em parte abrigam diferentes operadoras de ônibus.

1. Terminal de Buses Alameda, coordenadas Wikimapia. Integrado à estação de metro Universidade de Santiago (linha 1). Pertence a duas maiores empresas:
PULLMANhttp://www.pullman.cl
TUR-BUShttp://www.turbus.cl

2. Terminal de Buses Santiago, coordenadas Wikimapia está ao lado do Terminal Alameda e próximo à estação de metro Universidade de Santiago (linha 1). Abriga várias empresas de ônibus e serve muitos destinos, inclusive brasileiros. Consulte no site do terminal.

3. Terminal de Buses San Borja, coordenadas Wikimapia. Próximo à estação de metro Estación Central (linha 1).

4. Terminal de Buses Los Heroes, coordenadas Wikimapia. Próximo às estações de metro La Moneda (linha 1) e Los Heroes (integração das linhas 1 e 2).

Além disso, a empresa ETMhttps://www.etm.cl/ opera linhas de Santiago para Valparaíso, Viña del Mar, Temuco, Puerto-Montt, Castro e vários outros destinos na Região dos Lagos - exclusivamente dos seu próprio Terminal Las Condes (localização e acesso confira no site da ETM).

Diretórios de links para principais empresas de ônibus:
http://omnilineas.cl/companies/index.html
http://www.terminalesdebuses.cl/buses-interurbanos.htm

Os terminais rodoviários de Santiago são eficientes, mas já parecem um tanto apertados, e na época das férias vivem muito lotados. Os guichês das empresas transportadoras e os serviços de limpeza e de alimentação conseguem atender essa demanda, mas os guarda-volumes nem sempre, portanto nos arredores há oferta adicional deste gênero.

Em compensação, os terminais de ônibus na maioria dos centros provinciais são bem modernos, alguns parecem até superdimensionados.

Além das apresentadas acima, deves ser destacadas as empresas:
TAS CHOAPAhttp://www.taschoapa.cl
PULLMAN DEL SUR - http://www.pdelsur.cl/
BUS-SUR - http://www.bus-sur.cl/
que operam também linhas internacionais.

CRUZ DEL SURhttps://www.webcds.cl/es/
a mais importante na Região dos Lagos

Ilustrações


CHILEBUS INTERNACIONAL na rota para Brasil.


Santiago, Terminal Alameda, setor PULLMAN.


Santiago, Terminal Alameda, setor TUR-BUS.


Santiago, Terminal Alameda, setor TUR-BUS: no fundo à direita plataforma de embarque para Aeroporto Internacional.


TUR-BUS, CONDOR e PULLMAN na rota Santiago - Valparaíso


PULLMAN no Terminal de Valparaíso.



No terminal de ônibus de Valdívia, Região dos Rios



No terminal de ônibus de Osorno, Região dos Lagos



No terminal de ônibus de Puerto-Montt, Região dos Lagos



As linhas de ônibus entre continente e arquipélago de Chiloé (Região dos Lagos) utilizam serviços regulares de balsa.



No terminal de ônibus de Ancud, Grande Ilha de Chilóe. Região dos Lagos. A empresa Queíllen Bus é uma das mais importantes para Chiloé e região.



Nas várias cidades da Região dos Lagos, em especial nas Ilhas Chiloé, a empresa Cruz del Sur possui terminais próprios e seus ônibus nem sempre param também nos terminais municipais, como no caso de Castro (nesta foto).

Fotos do autor
Atualizado 16.12.2018





Nenhum comentário:

Postar um comentário