segunda-feira, 18 de março de 2013

Caminhando para Praia Lopes Mendes


Depois de explorar a Vila e as suas proximidades, podemos arriscar caminhadas mais longas, em busca dos tesouros escondidos da Ilha. Uma das suas atrações mais famosas, a Praia Lopes Mendes, fica no leste da costa sul, voltada ao oceano e não ao continente, como as praias em torno da Vila do Abraão. A trilha é bastante longa, mas este caminho é bem interessante, passa no meio da Mata Atlântica e por outras duas praias boas. Assim sobe-desce montanhas três vezes na ida, e há ainda a volta.




E justamente a primeira subida, entre Vila do Abraão e Praia das Palmas, é maior de todas. As vistas da enseada da Vila, que abrem de cima, testemunham o fato.



O navio dos turistas "organizados" (até a passividade) é visto daqui como um brinquedo. Podemos ver o canal e a Serra do Mar, já no continente. O terminal de petróleo, com navios-tanque, também aparece no fundo.


A trilha é boa até com chuvinha leve. Nos trechos horizontais é simplesmente confortável, e oferece vistas ao Pico do Papagaio.


Este trecho e para uma hora de marcha, mais ou menos. Depois da descida chegamos à primeira praia, passando ao lado de uma pequena lagoa rodeada de verde.


A estreita faixa da areia grossa e avermelhada da Praia das Palmas quase desaparece na mare alta, mas a água transparente convida para nadar aqui mesmo, antes de encararmos uma nova subida. A direção agora não é no sentido destas pousadas, e sim, quase ortogonal à praia, para outra montanha, que esconde outra enseada.


Despedindo nós com esta emanação de preguiça.

O segundo trecho é com desnível menor, mas quase tão longo como primeiro, mais uma hora de sauna úmida da floresta tropical em pleno verão.


E o premio é a Praia do Pouso (uma das suas partes pode ser chamada também como Praia dos Mangues), mais bonita ainda.


Estas trilhas atraem nem todos. Muitos turistas, principalmente daqueles navios de cruzeiro, chegam de escunas que contornam duas penínsulas depois de zarpar da Vila do Abraão.


Uma parte deles para aqui mesmo, nos restaurantes próximos aos cais. Outros se espalham pela outra metade da praia, com seu restaurante flutuante, vencendo trilha de uns 50 metros em cima das pedras. Mas o principal atrativo deste local é a possibilidade de logo seguir para famosa Praia de Lopes Mendes, por uma trilha curta, com subida muito moderada. Apenas 20-30 de caminhada, dependendo de ritmo, e chegaremos lá. Neste caso não compensa contornar navegando pelo mar, tal caminho seria muito mais longo, e ainda sujeito às ondas fortes nas proximidades das pontas. De fato, há pouca oferta de excursões desse tipo, com lanchas especiais, portanto bastante caras.


Chegamos a Prais de Lopes Mendes.


Até no dia nublado, com raras gotinhas de chuva, impressiona pelas dimensões e pelas cores surrealmente branqueadas da água transparente e da areia limpa.


Deve ser mais bonito ainda nos dias de sol. Então voltaremos na baixa temporada, com temperatura e umidade mais confortáveis, para não deixar todas as forças e emoções na trilha. Até lá guardaremos memórias da Lopes Mendes em cores mais pálidas do que nos cartões postais.

E continuaremos caminhadas pela Ilha...

Links externos recomendados:
Portal Ilha Grande - praias
Praia Lopes Mendes - Coordenadas Wikimapia

Fotos do autor.
Atualizado 07.12.2018


...Cartão de visita Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ
...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Destinos de ecoturismo no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário