sexta-feira, 22 de março de 2013

Missões jesuíticas de la Santísima Trinidad de Paraná e Jesús de Tavarangue, PARAGUAI

Das dezenas de missões da Ordem de Jesus no atual Sudeste do Paraguai, apenas algumas sobreviveram (na forma de ruínas) até hoje. Duas foram reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, esta dupla forma único objeto da Lista UNESCO na Paraguai, "Missões jesuíticas de la Santísima Trinidad de Paraná e Jesús de Tavarangue", No. 648. Ficam a menos de 14 km uma da outra, 30 e 40 e pouco km a nordeste da Encarnación, terceira maior cidade do país. Deve ser lembrado que o Governo de Paraguai recuperou mais uma das Missões, de San Cosme y San Damián (antigo observatório astronômico jesuítico), esta fica mais distante, ao oeste de Encarnación. O bilhete de visitação, comprado em qualquer uma das três, dá direito à visitação das duas outras também, dentro de 3 dias.

A mais acessível é a ruína de Trinidad, na cidade de mesmo nome (7 mil hab.) Apenas 1 km pela rua pavimentada da Ruta Nacional 6, que liga duas das três principais cidades do país. Partindo de Ciudad del Este, com destino a Encarnacíon, 250 km de estrada. Há várias frequências diárias de ônibus, empresas NSE (Nuestra Señora de Encarnación), Yaciretá, RYSA (Rápido Yguazu). 5 horas de viagem na média. Já saindo de Encarnación (apenas 30 km), há muito mais opções. Além de ônibus de longa distância para CDE, existe a linha local de Trinidad, e passam também várias outras, com destino às cidades próximas (Obligado, Bella Vista, Hohenau...). Até uma hora de viagem, dependendo de categoria. Para chegar em Encarnación há ônibus diurnos e noturnos da capital Asunción (380 km), e também urbano internacional da vizinha argentina Posadas, capital da Prov. Misiones.

A ruína Jesús de Tavarangue fica a 12 km da Ruta, no sentido noroeste. Acesso pela estrada asfaltada, que começa no trevo dentro da Trinidad. A cidade Jesús é pequena (pouco mais de 2 mil hab. na zona urbana), e este caminho é praticamente uma rua sem saída. Portanto há poucas frequências de ônibus locais. Mas serviço de táxi lotação complementa bem e sai barato também. Maiores detalhes de logística constam no primeiro relato.

Principais atrações na região das Missões em Paraguai:
Ruínas das Missões jesuíticas de la Santísima Trinidad de Paraná, de Jesús de Tavarangue, de San Cosme y San Damián e outras;
Salto Poty, Salto Plomo e outros;
Esportes aquáticos e pesca nos rios da região;
Turismo rural, festas regionais;
Plaza de Armas, igrejas, parques e museus em Encarnación;
Ponte sobre o Rio Paraná, entre Encarnación e Posadas (Agrentina);
Área de livre comércio em Encarnación (próximo à ponte);
Hidrelétrica binacional YACIRETÁ (Ayolas).

Relatos:
No trevo de Jesús em Trinidad
Trinidad, a maior das quase sobreviventes
Memorial da última obra jesuítica no Paraguai



Mais fotos (2010):
Logística Trinidad - Jesús
Ruínas de Trinidad
Ruínas de Jesús

Links externos recomendados:
Descrição na Lista UNESCO - Missões jesuíticas de Trinidad e Jesús, Paraguai
Ruta Jesuítica de Paraguai - site oficial
Secretaria de turismo de Paraguai - site oficial
Wikipedia - sobre a missão em Trinidad
Wikipedia - sobre a missão em Jesús
Ruínas de Trinidad - Coordenadas Wikimapia
Ruínas de Jesús - Coordenadas Wikimapia
Ruínas de San Cosme y San Damián - Coordenadas Wikimapia

Foto do autor
Atualizado 04.12.2018


...lista PARAGUAI
...lista UNESCO: Monumentos de Patrimônio de Humanidade em outros países da América do Sul



Nenhum comentário:

Postar um comentário