sexta-feira, 22 de março de 2013

No trevo de Jesús, Trinidad, PARAGUAI


O principal nó logístico para visitação do maior patrimônio histórico do Paraguai, Missões jesuíticas de la Santísima Trinidad de Paraná e de Jesús de Tavarangue (No. 648 na Lista UNESCO de Patrimônio Universal da Humanidade) é um trevo na Ruta Nacional 6 Ciudad del Este - Encarnacíone. Exatos 250 km do primeiro e apenas 30 do segundo, é aqui que fica a parada de ônibus interurbano da pequena cidade de Trinidad (que não possui um terminal) e começa a estrada transversal até a cidade de Jesús, menor ainda.

A parada de ônibus na RN-6 no sentido Encarnación - CDE:



Como referência visual melhor serve o posto de combustível, em frente a esta parada e bem no trevo (do lado direito para quem vem de CDE):





A lojinha de conveniência deste posto também é um apoio importante para aventureiros, embora existem também mini-mercearias em algumas casas no caminho às ruínas.



Ao lado daquela parada há placas indicadoras de caminho para Jesús. Mas ainda estamos em Trinidad, e a ruína da própria Trinidad está bem perto.



Outra placa chama atenção se olhar pela RN-6 para lado de Encarnación. A distância aqui é de 300 metros. Mas quem vem de Encarnación para conhecer as ruínas não precisa caminhar de volta, motoristas param ônibus ao lado da placa se alguém pedir. E há um bairro da cidade por lá, bastante gente desce.



Esta placa era assim, há mais de 2 anos.



Aqui começa a rua diagonal pavimentada que leva às ruínas, só 700 metros do portal, quase em linha reta.



A vista ao alvo aparece logo, é só vencer a primeira ladeira e contornar pequena curvinha.



Na reta de chegada surgem serviços públicos - Posto de Saúde e pequeno hotel com restaurante.



O Centro de Visitantes, em frente ao hotel, é bem estruturado. Além do guichê que vende ingressos, há informações turísticas, banheiros, sala e varana para descanso...

Depois de apreciar a ruína de Trinidad, voltaremos ao trevo de Jesús na RN-6.



Agora nosso caminho é para este lado, o posto de combustível ficou a direita, e a movimentada parada de ônibus no sentido de Encarnación a esquerda. Já para Jesús não há muitas frequências, e nem placas com horários. Tentei informações no posto e fui informado que melhor pegar táxi lotação que sempre aparece aqui no trevo.



Mas antes de tal aparição já peguei carona com este carro, que logo me deixou ao lado da Prefeitura de Jesús. O motorista nem quis receber pagamento e me deu muitas dicas importantes. Por coincidência, este carro foi feito em Taubaté e por 4 anos eu usava um quase similar.



Da Prefeitura já pode ser vista a ruína Jesús de Tavarangue, faltam apenas algumas centenas de metros. Ao lado da ruína fica ponto final de ônibus, há um parado neste momento.



A rua é bem pavimentada. E a sua raridade de ônibus vem agora na contra-pé.



Roda devagarzinho pela rua e convida a todos com porta aberta. Mas preciso conhecer o monumento histórico antes de voltar.



Surpresa: não há entrada por aqui, em linha reta. Precisa virar a direita e fazer um bom contorno para apresentar o ingresso.



Aqui está a entradinha, com centro de visitantes menos convidativo do que em Trinidad.

A ruína de Jesús valeu todo este caminho, é muito interessante.



Ao voltar a rua axial, vejo outro ônibus descansando no ponto. Custou uns quinze minutos para saber que até a partida deste precisa esperar mais de uma hora.



Mais quinze minutos e já fui embora com este táxi lotação, com mais 2 passageiros. Ele nós deixou no velho conhecido trevo da RN-6, ao lado da parada no sentido de Encarnación.



E agora no trevo há dois táxi aguardando quem quer ir a Jesús de Tavarangue. Já os caminhos de retirada são pela RN-6: 30 km até Encarnación para direita, ou 250 km até CDE para esquerda.

Fotos do autor (07.09.2010)
Atualizado 04.12.2018


...cartão de visita Trinidad, Jesús - Dep-to. Itapúa, PARAGUAI
...lista PARAGUAI
...lista UNESCO: Monumentos de Patrimônio de Humanidade em outros países da América do Sul




4 comentários:

  1. quanto custa em média a passagem de CDE para Trindad? Da pra chegar em CDE de manhazinha, ir pra trindad e seguir p assuncion no mesmo dia? ( levando em conta q no caminho para assuncion será madrugada...)
    amando seu blog, vou ler tudinhooo rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tarifa deve ser na faixa de Gs. 40.000 - 50.000
      Saindo de CDE cedo, pode passar a tarde em Trinidad e Jesús, a noite chegar em Encarnación e seguir para Asunción com ônibus noturno. Ou pernoitar perto a rodoviária (há vários hotéis econômicos) e viajar no dia seguinte (6-8 horas de estrada). Boas viagens!

      Excluir
  2. Olá! Quero fotografar Trinidad, Jesus e mais alguns sítios históricos no Paraguai daqui a alguns meses. Vi muito pouca informação sobre como ir até lá com um carro alugado em Ciudad del Este (condições das estradas, locadoras disponíveis, etc.). Você, por acaso, tem alguma informação sobre isso? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, andei de ônibus por lá, há 4 anos. 250 km, estrada com boa pavimentação, pouco trafego. Caso prefere alugar um carro em CDE, creio que há várias opções, inclusive a LOCALIZA. Boa viagem!

      Excluir