domingo, 17 de março de 2013

Pequena capital da Ilha realmente grande


A Ilha Grande é muito grande mesmo e merece visitas prolongadas. Mas a Vila do Abraão só pode ser chamada de capital com uma doze de exagero, é apenas o maior povoado da Ilha, que constitui um distrito remoto do município Angra dos Reis.



A Vila concentra quase todas as linhas regulares de embarcações que cruzam o canal, bem como a grande maioria das opções de hospedagem na Ilha Grande. Existem, sim, as alternativas, mas para uma primeira visita por alguns dias é bom começar por aqui.




Há dois cais onde operam barcas, catamarãs e escunas de passageiros que ligam a ilha com porto de Angra dos Reis e com mais dois pontos no continente. O principal recebe as embarcações mais espaçosas (e mais econômicas), bem como transportes de suprimentos (de volta estes levam o lixo produzido na Vila).


Aqui tudo é simples.


Cais de turismo tem aparência mais festiva. Este pedaço é dominado pelas escunas de charme, mas há também linhas regulares de catamarã (mais rápido e mais caro em comparação com as barcas).


Aqui também desembarcam turistas dos grandes navios de cruzeiro, que param próximo a Ilha com frequência cada vez maior. A conexão com cais ocorre com uso dos "tenders", embarcações especiais, trazidos no próprio navio. E do cais a maioria segue com escunas de excursão, pelas rotas previamente combinadas.


Assim, a aparição destes monstros do mar na enseada da Vila do Abraão não causa inundação catastrófica das ruas e proximidades da vila, de fato apenas poucos dos "invasores" acabam passeando por aqui. A co-existência dos viajantes passivos com a população pacífica e com mochileiros que andam pela Ilha ocorre como que em mundos paralelos. Por sinal, a metrópole carioca sofre muito mais com tais navios de cruzeiro, chegada de qualquer um de imediato causa filas enormes para bondinhos de Pão de Açúcar e para trem de Corcovado (e de 2-3 no mesmo dia, nem falar).


Os serviços da Vila dão conta daqueles visitantes que acabaram ficando algum tempo por aqui. Assim é a avenida principal da Ilha Grande, modesta e ecologicamente correta. Não há uso de transporte motorizado, nem de tração animal, os carrinhos que abastecem comércio e levam bagagens são empurrados manualmente.


Há boa oferta de serviços específicos, com aluguem de máscaras para mergulho e embarcações usadas como táxi.


Nas estreitas ruas transversais tudo é misturado: venda de passagens para travessia do canal, excursões, restaurantes, mercadinhos, lojas diversas...


Artesanatos mais chique ocupam esquinas estratégicas, próximo aos cais.


Os restaurantes da "primeira linha" sem hesitações invadem a aeria da praia.


Com tal quantidade de lanchas, escunas, barcos de pesca etc. nesta enseada, a praia aqui já não é para tomar banho, a parte direita é usada como prolongamento da calçada, para chegar às pousadas mais aconchegantes, com vista ao mar.


Embora, no dia de sol a água aqui parece limpa e convidativa, é melhor levar uma daquelas máscaras e caminhar um pouco para lado esquerdo, pela rua que logo vira uma ampla trilha da costa.


Depois dos cais, passaremos em frente à Delegacia de Polícia, que possui metade de todos veículos motorizados da Ilha Grande. Estes só podem ser usados pelo poder público, além dos policiais há ainda um carro de pronto socorro municipal, trator com reboque para coleta de lixo e caminhão usado pela prefeitura em obras e reformas.


Há uma nítida sensação de segurança na Ilha, como que nem faz parte do estado RJ, considerado o mais violento no Brasil, e, provavelmente, na América do Sul. Mas a Ilha tem outro clima. E o estilo hippie também serve como ilustração.


Apenas algumas centenas de metros, e já encontramos bons lugares para banho e para mergulho: como este.


E logo depois começa a Praia Preta, com faixas de areia muito escura. É um bom lugar inclusive para observação da vida submarina, e até sem esforços de mergulho, simples flutuação também é gratificante.

Para visitarmos lugares mais paradisíacos ainda, teremos que andar bastante pelas trilhas, mas quase sempre com opção mais preguiçosa de usar um táxi do mar. Detalhes em outro relato ...

Links externos recomendados:
Portal Ilha Grande - Vila do Abraão
Pier Vila do Abraão - Coordenadas Wikimapia

Fotos do autor.
Atualizado 07.12.2018


...Cartão de visita Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ
...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Destinos de ecoturismo no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário