segunda-feira, 29 de abril de 2013

Memorial da última obra jesuítica no Paraguai


O sítio arqueológico de Jesús (Dep. Itapuá, Paraguai), de fato, não faz parte das “ruínas jesuíticas”. Aqui não há restos de destruição durante a guerra, como em vários outros locais, esta obra nem terminou antes da expulsão da Ordem dos Jesuítas e ficou simplesmente inacabada, abandonada como estava, e ignorada por muito tempo.



Embora a Missão de Jesús de Tavarangue é uma das mais antigas, foi fundada em 1685, inicialmente possuía apenas construções de madeira, e só algumas décadas mais tarde começou a tentativa de transferência para novo local, com estruturas mais sólidas.





Assim, a sua nova igreja principal nunca recebeu o teto, mas as estas paredes ficaram mais intactas do que restos de qualquer outra igreja jesuítica no Paraguai e nas outras terras dos Guarani.



Concebida no auge do desenvolvimento das Missões, pretendia ser a mais ampla e a mais bem acabada. Contava não só com experiência já acumulada pelos construtores, mas também pela existência da pedra mais apropriada neste local, motivo da sua escolha para mudança desta Missão.



O Campanário estava sendo erguido junto ao lado direito da fachada, a sua escada permite subir até a altura das paredes laterais.







O território do objeto é bastante compacto, há pouca coisa além da gigantesca igreja.



Das outras construções algumas ficaram só na fase de fundações, outras nem começaram.





Portanto, podemos curtir mais aquilo que foi feito com tanta habilidade e precisão.










E a integração harmônica desta obra de arte monumental com a natureza da região.







Para visitar este local, que fica a 12 km da RN-6 pela estrada secundária asfaltada, é necessário aguardar algum ônibus local (“el collectivito”, sem horários muito claros) ou táxi lotação no trevo em Trinidad.

Fotos do autor
Atualizado 03.12.2018

...cartão de visita Trinidad, Jesús - Dep-to. Itapúa, PARAGUAI
...lista PARAGUAI
...lista UNESCO: Monumentos de Patrimônio de Humanidade em outros países da América do Sul



Nenhum comentário:

Postar um comentário