sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ouro Preto, lado direito


...Continuando nossas caminhadas pelas ladeiras de Ouro Preto. Depois de curtir o circuíto básico (Praça Tiradentes e panoramas de Ouro Preto), vale a pena descer ainda para parte leste da cidade, que surpreende com suas igrejas bem conservadas e inacreditável labirinto de estreitas ruas em 3D.


Deixando a Praça Tiradentes pela famosa Rua Direita, com mercado de artesanatos que nos espera na próxima esquina:







Este mercado também é um item meio obrigatório:



Visualmente predominam coisas de pedra sabão, muito variadas, mas há também prata, ouro, pedras semi-preciosas e joias... E até artesanatos em pau-brasil e de outros gêneros.

Nesta praça fica a Igreja São Francisco de Assis (1766), que abriga agora o Museu do Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) - http://www.museualeijadinho.com.br/



É uma das duas atrações 5***** em Ouro Preto, conforme o Guia 4 Rodas. Alias, há apenas 4 lugares no Brasil com maior concentração de destaques tão estrelados.

Olhando para outros lados deste pedaço:







E continuaremos descendo para lado leste:





Agora chegamos até outra igreja muito interessante, Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias (entre 1727 e 1746):



Também faz parte do mesmo Museu Aleijadinho, alias aqui estão as sepulturas dele e do seu pai, Manuel Francisco Lisboa, autor do projeto e coordenador da construção.





Vistas de baixo para lugares que acabamos de conhecer.



E para novo Campus da tradicional Universidade de Ouro Preto (atualmente UFOP), aquele que oferece melhores vistas panorâmicas da cidade:



Ainda não estamos nos níveis mais baixos da malha viária desta cidade.





Mas em frente a um morro muito íngreme.





É difícil de acreditar, mas neste relevo complicadíssimo vive um certo trafego de veículos também.



E até o transporte público.



Depois de ponto mais baixo começa outra subida. Os mais persistentes conseguem chegar até a Igreja de Santa Efigênia (construída entre 1720 e 1786):



É conhecida pelo interior talhado por Francisco Xavier de Brito, com supervisão técnica de Manuel Francisco Lisboa. A vista da cidade que abre da sua frente também é quase panorâmica.



Terminando este passeio pela vista ao sempre presente Pico de Itacolomi (1772 m) que abre do lado leste da cidade.

Fotos do autor
Atualizado 03.12.2018


...cartão de visita Ouro Preto - MG ...lista 100 destaques do Guia 4 Rodas
...lista Cidades históricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário