quinta-feira, 13 de junho de 2013

Praça Tiradentes e panoramas de Ouro Preto


A cidade de Ouro Preto começa na Praça Tiradentes, quase todos os visitantes descobrem deste lugar por primeiro. Não só por motivos dos cartões postais mais lembrados, o acesso rodoviário a cidade manda assim também. É muito bom isso, logo estamos no epicentro do ambiente colonial, e entre duas das mais importantes atrações.




No lado sul fica o Museu de Inconfidência http://www.museudainconfidencia.gov.br/, no prédio histórico que já serviu como Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica.





Na outra extremidade deste espaço público esticado no sentido meridional há Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, criado ainda em 1877 (http://www.museu.em.ufop.br/museu/), com sua majestosa coleção de minerais em destaque. Este museu continua nos antigos prédios da Universidade de Ouro Preto, também um monumento histórico.



O monumento do mártir Tiradentes marca o ponto central da praça e sobe alto.



E bonitos prédios de dois lados quase todos já foram tomados pelas lojas de artesanatos e lembranças de categoria mais cara, inclusive joalherias.

A estreita Praça Tiradentes forma uma aresta, e ruas laterais descem vertiginosamente tanto para oeste quanto para leste.





Circuíto Oeste é mais intenso, nas quadras próximas à praça há muitas outras lojas, várias pousadas, restaurantes de todos os gostos...



Na próxima esquina pode ser visto o casarão azul dos Correios. Perto dele fica a Casa dos Contos, mais um museu muito popular.



Se continuar mais ao fundo, as ruas são mais íngremes ainda:





Um dos casarões típicos do centro, que agora abrigam repúblicas da Universidade Federal:



Voltando à Praça Tiradentes:





Esta rua sobe no sentido noroeste, pelo lado do velho campus universitário, e leva à rodoviária, de onde segue para principal saída da cidade:



Nesta rua há uma pequena área de estacionamento, bem aproveitada neste momento pelos participantes de uma competição de mountainbike.



Aqui estamos vendo mais uma igreja do centro, Igreja Nossa Senhora do Carmo, construído em 1766 - 1772, pelo projeto de Manuel Francisco Lisboa:



E no fundo aparece novo campus da UFOP (http://www.ufop.br/). A universidade é um elemento importante da cidade histórica, inclusive por responder pela conservação da boa parte do casario dos séculos 18 e 19, além aquele Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. A atmosfera da cidade universitária neste ambiente histórico também é algo muito especial.



Mas agora aproveitaremos só o mirante do novo campus, para apreciar o centro e as suas proximidades sob novo ângulo, que permite visão mais panorâmica.









As vistas noturnas de Ouro Preto são simplesmente magníficas:













Na última imagem podemos ver a famosa Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (1733), muito visitada devido ao seu interior de madeira talhada coberta com grandes quantidades de ouro. É uma das duas atrações 5***** em Ouro Preto, divulgadas pelo Guia 4 Rodas.

Terminando o passeio noturno com vistas panorâmicas do mesmo mirante UFOP, horas mais tarde:





Fotos do autor
Atualizado 03.12.2018


...cartão de visita Ouro Preto - MG
...lista 100 destaques do Guia 4 Rodas
...lista Cidades históricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário