sábado, 13 de julho de 2013

PN Itatiaia, Itatiaia - RJ

O mais antigo Parque Nacional do Brasil, criado em 1937, é muito interessante e bastante acessível, fica praticamente no meio caminho entre duas maiores metrópoles do país - São Paulo e Rio de Janeiro. Ocupa parte da Serra de Mantiqueira na divisa entre estados Rio de Janeiro e Minas Gerais, área total 30 mil hectares. Há duas separadas áreas abertas para visitação: na região dos maiores picos, altitudes 2500 - 2900 m; e nas florestas úmidas ao pé da Serra, altitudes 600 - 1100 m.

Segunda é mais próxima à rodovia Presidente Dutra BR-116, apenas alguns quilômetros com saída pela cidade Itatiaia. Há hotéis e pousadas tanto na cidade quanto dentro do Parque. O centro de apoio aos visitantes é bem estruturado e inclui museu muito interessante. Nesta parte "baixa" há vários mirantes, rios rápidos e transparentes, com cachoeiras e piscinas naturais.

Para chegar na parte alta é necessário subir pela BR-354 até a divisa dos estados, este local é conhecido como Garganta do Registro (1669 m). De lá mais 13 km de subida pela estrada de terra, com vistas muito bonitas, e com muitas pedras que dificultam avanço nos últimos 5 km. Mas com calma é transitável, até para veículos com suspensão mais "urbana". Este trecho fica nas alturas de quase 2500 m: bem acima de todas outras estradas do Brasil. Na parte alta do parque há várias trilhas com possibilidade de subir aos principais picos: Agulhas Negras (2792 m) Couto (2681 m), Pedra do Sino (2670 m), Prateleiras (2548 m) e outros. Conforme o roteiro, pode existir limite diário para número de visitantes e limite de horário para começar o passeio, bem como necessidade de solicitar acompanhamento de guia e levar equipamentos de escalada.



Relatos:
Paisagens alpinas do Sudeste brasileiro (em construção)
Exuberância da primeira reserva ecológica (em construção)



Mais fotos:
PN Itatiaia RJ
Penedo, Itatiaia RJ



Links externos recomendados:
Portal oficial
Portal turístico
Mochileiros.com: PN Itatiaia - perguntas e respostas
Wikipedia - PN Itatiaia
Coordenadas de museu - Wikimapia

Fotos do autor
Atualizado 03.12.2018


...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Destinos de ecoturismo no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário