domingo, 4 de agosto de 2013

Reservas de Mata Atlântica do Sudeste, PR-SP

As Reservas de Mata Atlântica do Sudeste estão localizadas no território de 17 municípios dos estados de São Paulo e Paraná. Área total 470 mil hectares, que incluem a cadeia de montanhas ao longo de áreas costeiras, complexo de lagunas Iguapé - Cananeia - Paranaguá, várias ilhas e Vale do Rio Ribeira, com muitas belas paisagens. Este objeto de Patrimônio Natural da Humanidade é composto por 25 zonas de preservação de estatutos diferentes: parques nacionais, parques estaduais, reservas ecológicas, áreas de proteção permanente, etc., e possui biodiversidade extraordinária. Pode parecer um paradoxo, mas a Mata Atlântica sobreviveu melhor justamente neste pedaço, próximo ao maior metrópole do país, mais exatamente, entre São Paulo e Curitiba. Mas esta parte do estado de São Paulo sempre era menos desenvolvida e menos povoada, por causa de relevo mais difícil e das chuvas mais frequentes. Entre diversas zonas de proteção ambiental criadas aqui, a maioria não é aberta à visitação. Entretanto há exceções, alguns destinos se tornaram bastante populares, e até foram incluídos no "Guia 4 Rodas": IPORANGA SP, APIAÍ SP, ELDORADO SP. Na parte paranaense deste conjunto, as reservas de Guaraqueçaba e a Ilha do Mel são mais conhecidas, e ficam bastante próximo à capital do estado.



E há um bom jeito de conhecer este pedaço da Mata Atlântica - pela janela de trem turístico no trecho Curitiba - Morretes.



Mas para apreciar o tamanho destas áreas verdes, é melhor olhar pela janela de avião. Maior parte das 25 reservas se enquadra nesta faixa entre a rodovia BR-116 Regis Bitencourt e a Costa Atlântica. Mas do outro lado da BR-116 também há núcleos importantes, inclusive aquelas famosas cavernas.

Mais fotos:
Trem Curitiba - Morretes, PR - 07.2006
Caverna do Diabo, Eldorado SP - 07.2006

Links externos recomendados:
UNESCO - Reservas de Mata Atlântica do Sudeste
RBMA - anuário Mata Atlântica
Reservas de Mata Atlântica do Sudeste - vista geral no Wikimapia
Trem turístico Serra Verde Express, Curitiba - Litoral
Mochileiros.com: Ilha do Mel - Perguntas e Respostas
Mochileiros.com: Ilha do Mel - Hospedagem (Hotéis - Pousadas - Albergues e Campings)
Mochileiros.com: Ilha de Superaguí - Perguntas e Respostas
Mochileiros.com: Guaraqueçaba - Perguntas e Respostas
Mochileiros.com: Cavernas do Petar e região
Mochileiros.com: Cavernas do Petar e região - Perguntas e Respostas
Mochileiros.com: Litoral Sul: Ilha Comprida, Ilha do Cardoso, Juréia, .....
Mochileiros.com: Litoral Sul - Hospedagem (Hotéis - Pousadas - Albergues e Campings)

Fotos do autor
Atualizado 27.11.2018


...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Destinos de ecoturismo no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário