terça-feira, 10 de setembro de 2013

Fernando de Noronha - melhores lugares e passeios

Fernando de Noronha - PE

Um dos mais desejados destinos no Brasil, Patrimônio Natural de Humanidade (UNESCO, No.1000) desde 2001. No Guia 4 Rodas 2012 soma 18 atrações de 5 e de 4 estrelas (4 + 14) e ocupa 2-o lugar, exatamente entre Rio de Janeiro (19) e São Paulo (17), e muito na frente de todos outros destinos. Em especial, deve ser destacado que concentra três das cinco praias brasileiras 5****:

PRAIA DA BAÍA DO SANCHO, 5***** - Coordenadas Wikimapia

Considerada a melhor praia do Brasil, fica na Costa Norte, acesso pela portaria do Parque Nacional e escada estreita.

PRAIA DA BAÍA DOS PORCOS, 5***** - Coordenadas Wikimapia

Número dois na mesma classificação, vizinha da primeira, acesso pela estrada de terra e praia Cacimba do Padre.

PRAIA DO LEÃO, 5***** - Coordenadas Wikimapia

Fica na Costa Sul, acesso pela BR-363, seguindo pela estrada de terra a partir da BAÍA DO SUESTE, portaria do Parque Nacional em construção.

MERGULHO complementa o grupo de 5*****. Esta atividade pode ser realizada só com máscara, o cilindro é opcional. A água é muito transparente (visibilidade até 50 m) e a riqueza da vida marinha é incomparável. Há muitos bons pontos, começando com duas primeiras praias apresentadas acima, passando pelas praias quase urbanas e chegando até lugares de acesso exclusivamente marítimo.


(fonte das fotos: Google Images, todos peixes são amigos pessoais do autor)


Já entre quatro atividades de 4**** (PASSEIO DE BARCO, SURFE, ILHATUR JIPE, PRANCHA SUBMARINA) precisa escolher bem. Apenas a primeira é bastante indicada: oferece boas vistas da ilha, encontros com golfinhos quase certos, parada em ótimo ponto de mergulho.



A segunda é para quem curte mesmo, e está sujeita às restrições sazonais (entre janeiro e maio há ondas maiores). A terceira é bem superficial, mostra quase todas as praias, mas não deixa curtir nenhuma, só vale para quem tem muito pouco tempo. A última é dispensável mesmo, prefira flutuação livre com máscara, já nas praias próximas às vilas consegue ver muito mais.

Falando em praias próximas, há ainda dez praias de 4****, sendo duas quase encostadas na parte mais povoada da ilha, Vila dos Remédios, e são ótimas, inclusive para mergulho:

PRAIA DA CONCEIÇÃO, 4**** - Coordenadas Wikimapia


PRAIA DO MEIO, 4**** - Coordenadas Wikimapia


Entre este par de campeões de acesso de um lado, e duas baias mais célebres de outro, na Costa Norte cabe ainda uma série de praias, indicadas para quem curte a ilha por mais tempo, para variar. De leste ao oeste são:

PRAIA DO BOLDRÓ, 4**** - Coordenadas Wikimapia

PRAIA DO AMERICANO, 4**** - Coordenadas Wikimapia

PRAIA DO BODE, 4**** - Coordenadas Wikimapia

PRAIA DA QUIXABINHA, 4**** - Coordenadas Wikimapia

Quem não ficar na ilha mais que 5 dias e dispensar o passeio de jipe, provavelmente passará tempo nas outras, e estas verá só de barco:


Já a última desta fila não pode ser driblada, é o acesso à Baia dos Porcos:

PRAIA CACIMBA DO PADRE, 4**** - Coordenadas Wikimapia



Duas outras também ficam no caminho:

PRAIA ENSEADA DA CAIEIRA, 4**** - Coordenadas Wikimapia

Não é para nadar nem mergulhar, apenas para curtir vistas. Fica no extremo leste da ilha ao lado de Museu de Tubaróes,porto Santo Antônio e único posto de combustível.

PRAIA BAÍA DO SUESTE, 4**** - Coordenadas Wikimapia

Fica na Costa Sul, no fim da BR-363 e famosa pelas tartarugas. Mas há tantas restrições e tanta exploração comercial da ridícula atividade de flutuação com colete, que pode ser considerada apenas uma paradinha opcional no caminho da Praia do Leão.

Por fim, mais uma praia da Costa Sul, esta com acesso ultra-controlado:

PRAIA DA ATALAIA, 4**** - Coordenadas Wikimapia

A portaria fica próximo à Vila do Trinta. Praia aberta à visitação apenas na mare baixa, limitada a grupos de 16 pessoas (reservar vaga 1-2 dias antes), 30 minutos de permanência, protetores solares e repelentes proibidos. Mesmo assim, a flutuação com colete pode ser impedida caso ondas continuam penetrando na piscina natural, então, visitantes sem muita sorte ficam só na contemplação à distância.

Fotos do autor (menos a colagem com peixes)
Atualizado em 11.09.2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário