domingo, 29 de dezembro de 2013

Cochabamba, BOLÍVIA

Cidade fundada em 1571, altitude 2570 m, 3-a maior metrópole da Bolívia com população mais de um milhão de habitantes (e superando 1,7 mi na área metropolitana). Destino obrigatório para quem queira conhecer o miolo da Bolívia, a parte central do país composta por vales férteis e bonitas montanhas, com ótimo clima e sustentabilidade da tradicional economia baseada na agricultura. A mais importante cidade desta "Bolívia do meio" é justamente a Cochabamba, enquanto a Santa Cruz faz este papel para planícies do leste e a conurbação La Paz - El Alto para altiplanos do oeste. Assim, os títulos da "Cocha" não devem surpreender: "El Granero de Bolivia", "Ciudad jardín de Bolivia", "Capital Gastronómica de Bolivia", "Corazón de Bolivia" e "Corazón de la Madre Tierra", nada menos que isso. E ainda conhecida como "Ciudad de la Eterna Primavera", o que deixa ainda claro seu privilégio climático. A Cochabamba é muito mais interessante do que possa pensar um viajante desavisado. E mesmo para quem se contenta com olhar superficial e com corrida atrás dos "must see" impostos pela mídia, uma paradinha aqui é obrigatória - pelo menos para conhecer a maior estátua do Cristo no mundo.



Mas a grande cidade aos pés do Cristo de la Concórdia é surpreendentemente agradável e merece de ser visitada com calma. Não é nada difícil explorar o centro de Cochabamba e suas proximidades. A planta das ruas é retangular, 100 por 100 m, e eixos principais no centro são Av. Ayacucho (norte-sul) e Av. Heroínas (leste-oeste). O terminal rodoviário fica na Av. Ayacucho, 1,1 km ao sul do cruzamento das mesmas. Quase toda parte central cabe no quadrante ao sul e ao leste deste cruzamento, e o convento Santa Teresa é uma das exceções, está um pouco mais ao norte. O teleférico de Concórdia fica a menos de 2 km ao leste do tal cruzamento, apenas 20-30 min de passeio (depende de ritmo de cada um) pela Av. Heroínas ou em paralelo.

A visitação de Cochabamba é fácil, já que fica no meio do país e funciona como um dos seus principais nós logísticos. Seu aeroporto internacional recebe voos diretos dos países vizinhos e conecta Cochabamba com todos as regiões da Bolívia. E ainda fica bem próximo ao centro da cidade. O moderno e eficiente terminal rodoviário (este, sim, encravado bem na área central) também possui uma ala de linhas internacionais. Há muitas frequências para todas principais cidades bolivianas, hoje em dia já em ônibus modernos, que circulam pelas estradas asfaltadas.

Principais atrações:
Plaza Principal (14 de Septiembre), com Catedral Metropolitana de San Sebastián (séc. XVIII) e vários prédios públicos no seu perímetro;
Templo e Convento Santa Teresa (1760 - 1792) em estilo barroco, com museu e mirante; outras igrejas antigas;
Museo Aqueológico de la Universidad Mayor de San Simón; outros museus da cidade;
Cristo de La Concordia - estátua gigante, com mirante panorâmico (300 m acima da cidade) e teleférico de acesso
Jardim Botânico; outros parques e espaços verdes da cidade;
El Pueblito en Tupuraya - bairro antigo no noroeste da cidade, com tradições indígenas;
Excursões para cidades bucólicas de Valle Alto, 30-50 km de Cochabamba: Tarata, Cliza, Punata;
Grande feira agrícola em Punata (Valle Alto, 50 km de Cochabamba), todas as terças;
Festividad de la Virgen de Urkupiña (14-14 de agosto) - em Quillacollo, 13 km a oeste de Cochabamba;
Outras excursões pela região.



Relatos:
Uma simpática metrópole boliviana
"Martes de feria" em Punata - feira gigante de produtos naturais
A futura capital do Valle Alto (Cliza)
Tarata, a imperdível


Mais fotos:
Cochabamba 2013
Tarata 2013
Cliza 2013
Punata 2013



Links externos recomendados:
Cochabamba - Wikipedia (esp.)
Horários de ônibus interurbano - Terminal de Cochabamba
Site do Museu Arqueológico de Cochabamba
Portal turístico cochabambabolivia.net
Atrações turísticas de Cochabamba e região no site bolivia-online.net
Cochabamba no TripAdvisor
Cochabamba no LonelyPlanet
Mochileiros.com: Cochabamba e Villa Tunari - Perguntas e Respostas
Cochabamba (praça principal) - Coordenadas Wikimapia
Cristo da Concórdia - Coordenadas Wikimapia


Fotos do autor.
Atualizado 12.11.2018


...lista BOLÍVIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário