quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Oruro, BOLÍVIA

Cidade fundada em 1606, altitude 3735 m, população 265 mil habitantes - 4-a maior cidade da Bolívia e segundo mais importante polo urbano de Altiplano (considerando La Paz - El Alto como uma só área metropolitana). É o principal centro de mineração na Bolívia, grande centro de logística, cultura e educação. Oruro encontra-se praticamente no foco da malha viária da Bolívia e possui boas conexões com principais cidades e regiões do país. Fica próximo ao trevo das duas mais importantes rodovias: Ruta 1, La Paz - Oruro - Potosí - Tarija - Bermejo (fronteira com Argentina), passa pelo contorno da cidade; Ruta 4, deriva da Ruta 1 só 40 km ao norte de Oruro e segue para Cochabamba - Santa Cruz - Puerto Quijarro (fronteira com Brasil); Ruta 12 faz ligação direta de Oruro com Ruta 4 no sentido de Cochabamba; Ruta 6 para Sucre, deriva da Ruta 1 a 20 km de Oruro (ao sul); Ruta 30 para Uyuni, deriva da Ruta 1 mais ao sul de Oruro, em Challapata (120 km). Assim, o "Terminal de buses de Oruro" oferece linhas diretas pelo teritório nacional quase todo e atende não só moradores e visitantes de Oruro mas também passageiros em tránsito que aproveitam conexões. Por sinal, é muito bem localizado, entre o centro da cidade e a sua periferia norte, e cercado de muitos hoteis de várias categorias.



Embora a cidade de Oruro não é considerada como um destino turístico, possui atrações próprias de grande importância. A mais tradicional é o local onde nasceu a atual bandeira da Bolívia (em 1851) - El Faro de Conchupata. Dos velhos tempos chegou também a Festa de Virgem de Socavón, mas esta se tornou mundialmente conhecida como "Carnaval de Oruro" só nas últimas décadas, quando tomou formas de festival de danças folclóricas. Já no início de 2013 foi inaugurada a estátua da Virgem Maria, localizada na colina quase 100 m acima da cidade, de valor artístico indiscutível e de tamanho muito expressivo. Com seus com 45 m de altura supera tanto as do Cristo de Corcovado, Rio de Janeiro (38 m) e da Concôrdia, Cochabamba (40 m), e até chegou a ser declarada como a maior estátua da Virgem Maria no mundo e o maior monumento religioso da América do Sul, embora estes dois títulos são bastante discutíveis.

Principais atrações:
Carnaval de Oruro (festa de Virgem de Socavón) - ocorre em fevereiro ou março, nas mesmas datas que Carnaval no Brasil;
Templo (Santuário) de Virgem de Socavón (1781) com complexo de museus (SACRO, FOLKLÓRICO, ARQUEOLÓGICO, MINERALÓGICO) e suas proximidades - local de Carnaval de Oruro;
Monumento de Virgem de Socavón - estátua na altitude de 3800 m ), seu mirante panorâmico;
El Faro de Conchupata - monumento a atual bandeira da Bolívia, feita em Oruro e pela primeira vez levantada exatamente nesse local; outros monumentos, mirante e parque os seu redor.



Relatos:
(em construção)


Mais fotos:
Oruro 2013



Links externos recomendados:
Oruro - Wikipedia (esp.)
Horários de ônibus interurbano (busca pelo menu de Oruro)
Horários de Trem Andino: Oruro - Uyni - Villazon
Portal de Carnaval de Oruro, com Guia Turístico da cidade
Portal oruroweb.com
Portal oficial de Oruro
Oruro no site boliviaentusmanos.com
Atrações turísticas de Oruro no site brasilbolivia.com.br
Oruro no TripAdvisor
Oruro no LonelyPlanet
Mochileiros.com: Oruro - Perguntas e Respostas
Terminal de buses de Oruro - Coordenadas Wikimapia
Praça principal de Oruro - Coordenadas Wikimapia
El Faro de Conchupata, Oruro - Coordenadas Wikimapia
Santuário de Virgem de Socavón, Oruro - Coordenadas Wikimapia
Monumento de Virgem de Socavón, Oruro - Coordenadas Wikimapia

Fotos do autor.
Atualizado 20.11.2018


...lista BOLÍVIA



Um comentário:

  1. Devido ao encerramento do serviço Google Picasa foi atualizado o link do álbum fotográfico desta cidade

    ResponderExcluir