terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

São Petersburgo, RÚSSIA

A segunda maior metrópole da Rússia e uma das maiores da Europa (5 milhões de habitantes), foi fundada em 1703 como nova capital do país, e cumpriu essa função de 1712 a 1917. Seu planejamento urbano visionário ainda é bastante atual nos tempos modernos, e seu conjunto arquitetônico do século XVIII é o mais rico no planeta, o que tornou toda a sua parte central 1-o monumento de Patrimônio de Humanidades na Rússia (incluído na lista UNESCO já em 1990). Continua compartilhando a missão da capital cultural e impressionando com seus museus, teatros, monumentos... É um importante porto marítimo e fluvial, a principal "janela" da Rússia à Europa Ocidental. Fica na latitude de quase 60-o Norte, no delta do Rio Neva, dominado por meio de uma rede de canais artificiais. Conta com mais de 400 pontes, inclusive algumas basculantes, que abrem para passagens de navios nas horas de madrugada. Por vezes foi chamada "Veneza do Norte", ou "Amsterdã russa", mas hoje em dia já se tornou uma referência à parte. A sua visitação é mais interessante no período de maio - agosto, por motivos de condições climáticas e de chamadas "noites brancas", período de claridade contínua durante várias semanas. Alias um dos seus apelidos é justamente "A Cidade Boreal", terceiro mais popular depois do familiar "Peter" e do saudoso "Capital do Norte". Em alguns períodos históricos mudava nome para "Petrogrado" e para "Leningrado", e responde também pela abreviação "SPb".



São Petersburgo pode ser visitada junto com outras cidades da Rússia, ou separadamente, com base em algum dos países próximos, reserve pelo menos de 3 a 5 dias para isso. A cidade conta com boa estrutura hoteleira e com eficiente transporte público. A sua rede de metrô é subterrânea, uma das mais profundas no mundo por causa dos solos pantanosos da região. Assim, o espaçamento entre estações é grande, mas este inconveniente é compensado pela velocidade das viagens. O aeroporto de São Petersburgo (LED) fica nos subúrbios sul, próximo a alguns dos palácios famosos, e a sua ligação com rede de metrô é por meio de ônibus "shuttle" No.39. Cinco terminais ferroviários, localizados praticamente no centro e ligados à rede de metrô, recebem trens suburbanos, de longa distância e internacionais. Os mais importantes são Moskovskiy e Finlandskiy, que operam também trens de alta velocidade com destino a Moscou e a Helsinki (Finlândia) respectivamente, e Vitebskiy (rotas de-para vários países da Europa Central e Leste). Consulte as dicas de transporte ferroviário na Rússia.

Principais atrações:
Museu Hermitage, Museu Russo de Arte, outras galerias de arte; Museus de vários outros gêneros;
Igrejas Catedrais: São Isaak, de Salvador no Sangue, de São Pedro e São Paulo, muitas outras igrejas ortodoxas; Palácios e outras obras de arquitetura; Teatros, Universidades; Galerias; Estações de metrô; Monumentos;
Pontes e canais; passeios fluviais e beira-rio; Parques urbanos e suburbanos; Cemitérios; Praças e avenidas;
Palácios-museus imperiais nos subúrbios: Peterhof (Petrodvorets), Tsarskoye Selo (Pushkin), Pavlovsk, Gatchina, Oranienbaum.

Relatos:
Rússia-2020, viagem virtual: 4 dias em São Petersburgo



Mais fotos:
Álbum Google Fotos 2004
Álbum Facebook 2004



Links externos recomendados:
Descrição na Lista UNESCO - centro histórico de São Petersburgo e complexos monumentais em subúrbios
Wikipedia: São Petersburgo (port.)
saint-petersburg.com - portal turístico oficial de São Petersburgo (ing.)
portal turístico visit-petersburg.ru (ing.)
Museu Hermitage
Museu Russo de Arte (ing.)
Museu e parque Peterhof (ing.)
Museu e parque Tsarskoye Selo (ing.)
Museu e parque Pavlovsk (ing.)
Site oficial de Aeroporto Internacional São Petersburgo PULKOVO - LED (ing.)
Terminais Ferroviários de São Petersburgo (ing.)
Sapsan, "trem-bala" São Petersburgo - Moscou - Nizhny Novgorod (ing.)
Metro de São Petersburgo - site oficial e esquema (rus.)
Metro de São Petersburgo - apresentação e esquema (ing.)
São Petersburgo no Guia Mundial (ing.)
Hotéis em São Petersburgo (ing.)
São Petersburgo - Lonely Planet
São Petersburgo - Trip Advisor
São Petersburgo - Coordenadas Wikimapia

Atualizado 07.05.2020

...lista RÚSSIA


Um comentário:

  1. Devido ao encerramento do serviço Google Picasa foi atualizado o link do respectivo álbum fotográfico desta cidade

    ResponderExcluir