segunda-feira, 23 de junho de 2014

Paraíso ecológico, nível 2: escoltas de golfinhos, templos de tubarões e tartarugas

Fernando de Noronha - PE

Depois de conquistamos a nossa base de apoio na ilha, podemos prosseguir com a exploração desse pedaço de paraíso. Agora já precisamos comprar o ingresso ao Parque Nacional (vale por 10 dias) e assim teremos o acesso ao porto também. Entre todas as excursões organizadas oferecidas em Fernando de Noronha, o que mais vale a pena é justamente esse passeio de 3 horas de barco ou catamarã pela costa norte, de preferência no período de manhã.



As variadas mas sempre espetaculares vistas da ilha do lado do mar, a exitante aproximação às ilhas menores e uma boa paradinha para mergulho são garantidas. E há ainda boas chances de encontros com grupos de golfinhos que são de fato donos deste pedaço de Oceano Atlântico. И встречи с несколькими стаями дельфинов тоже очень вероятны.



Cada grupo desses, chamado bando, tem cerca de uma dúzia de integrantes, e eles escoltam embarcações nas zonas próprias de domínio. Nadam bem perto, saltam, é um show. Já na distância maior pode ser possível avistar sinais de presença de baleias; А иногда ещё и китов вдали можно увидеть.

Depois de retorno ao porto e desembarque, uma boa pedida é conhecer a ponta leste da ilha, é bem perto. A aqui podemos curtir mais uma praia interessante, PRAIA ENSEADA DA CAIEIRA.



Não é recomendada para banho e bastante perigosa para nadar, mas oferece vistas inesquecíveis.



Entre porto e este mirante encontra-se o Museu de Tubarões, onde podemos aprender tudo sobre esses moradores das águas. começando com seu projeto estrutural, sistemas de navegação, de reposição de dentes desgastados e assim por diante...



A visitação é gratuita, tanto como de outro museu - de Tartarugas Marinhas. Esse segundo é localizado na Vila Boldró, ao lado do principal ponto de atendimento (basicamente caixas) do Parque Nacional.



O Museu de Tartarugas também dá muita atenção aos tubarões, mas expõe outros peixes grandes também. Até parecem vivos, flutuando sobre gramados de acesso à exposição principal.

A palavrão "Tubarão" é disparada a mais popular na ilha Fernando de Noronha, até o nome próprio a sua usina elétrica movida a óleo diesel é justamente Usina Tubarão. Já nos cardápios dos restaurantes pratos de tubarão dominam a pauta, ocupando pelo menos metade de todas posições. Portanto, o encontro de homem e tubarão em Fernando de Noronha normalmente é trágico para o segundo, mas no terceiro nível de aventuras por aqui haverá possibilidades de revanche, aguardem mais uma reportagem...

Fotos do autor, confira os álbuns completos.
passeio de catamarã, golfinhos, Praia Enseada de Caieiras
museus, estradas, bichos

Atualizado 13.11.2018


...cartão de visita Fernando de Noronha - PE, BRASIL
...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Destinos de ecoturismo no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário