segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Fortaleza - CE

Títulos e apelidos: "Capital Alencarina",  "Loira desposada do Sol",  "Terra da Luz",  "Fortal",  "Miami Brasileira".

Segunda maior metrópole do Nordeste e sexta maior do Brasil - 3,6 milhões de habitantes (2,5 milhão no próprio município, quinto mais populoso no país). O nome oficial é uma memória do Forte Schoonenborch, construído  durante segunda ocupação holandesa do local (1649 - 1654), mas a fundação da cidade propriamente dita só ocorreu em 1726. Atualmente é a mais dinâmica das capitais do Nordeste, e mais estruturada também. Recordista em extensão de praias urbanas, que contornam a cidade praticamente de dois lados - norte e leste. Este "canto" da linha costeira determina seu formato mais compacto em comparação com outras grandes cidades do litoral, e facilita planejamento do sistema viário. Lado verso desta vantagem - a maior densidade populacional entre todas as metrópoles do Brasil.

O aeroporto internacional é bem localizado - na Zona Sul, a uma dezena de km do Centro, e a sua ligação ao sistema de metrô que só recentemente entrou em operação é uma questão de pouco tempo. Enquanto este transporte urbano sobre trilhos ganha a força, as linhas de ônibus, com eficientes terminais de baldeação gratuita, continuam de maior importância.



Embora a cidade enfrenta alguns problemas, como altos índices de criminalidade, as melhorias do ambiente urbano ocorrem de forma rápida. Em particular, várias áreas abandonadas e poluídas se transformam em parques ecológicos. Outra característica da Fortaleza é o crescimento de grandes centros comerciais em todas partes da cidade.

Nos últimos anos na periferia sul de Fortaleza, no município de Aquiraz foi construído um grande parque aquático, junto com complexo de hotéis de luxo e de condomínios. Os preços nesses lugares são de exploração inescrupulosa, porém no mesmo bairro Porto das Dunas já há também opções de hospedagem econômica. A dica é ignorar o parque e aproveitar as próprias praias, com piscinas naturais na mare baixa e com ventos fortes, próprias para amantes do "windsurf" e do "kitesurf".

Principais atrações:
Avenidas beira-mar e praias urbanas; parques, museus, teatros, shopping centers...
Excursões pelas praias do litoral cearense.

Destaques do "Guia 4 Rodas 2012":
2 de 4**** - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; "Beach Park" - o maior parque aquático do Brasil.

Relatos:
em construção




Fotos:
Fortaleza CE, 2014



Links externos recomendados:
Coordenadas - Wikimapia
Dados gerais - Wikipedia
Portal oficial da prefeitura
Guia oficial de turismo em Ceará
Portal fortaleza.com.br 

Metrô de Fortaleza
Aeroporto de Fortaleza
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Parque aquático de Aquiraz ("Beach Park")
Fortaleza no site TripAdvisor
Fortaleza no site LonelyPlanet
Mochileiros.com: Fortaleza - Perguntas e Respostas
Mochileiros.com: Fortaleza - Hospedagem (Hotéis - Pousadas - Albergues e Campings)

Fotos do autor
Atualizado 12.11.2018


...lista 100 destaques do Guia 4 Rodas
...lista Metrópoles, grandes cidades e outras capitais


Nenhum comentário:

Postar um comentário