quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Fernando de Noronha - PE

Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, Patrimônio Natural de Humanidade (No. 1000 na Lista UNESCO) é um destino muito especial. Localizado em centenas de quilômetros da costa, no meio de Oceano Atlântico, e de visitação muito limitada e controlada. Aguas transparentes, praias paradisíacas, paisagens de tirar o fôlego - simplesmente o melhor lugar no Litoral do Brasil e um dos melhors no Mundo. O arquipélago é formado por uma ilha principal (17 km2), que concentra toda população e infraestrutura, e mais vinte ilhas secundárias, muito menores. Distância 360 km de Natal e 545 км de Recife.



A via marítima é utilizada quase exclusivamente para transporte de suprimentos, portanto para visitantes só há uma opção - três voos diários das cias. AZUL e GOL, que ligam Fernando de Noronha com Recife (um desses via Natal), com passagens desproporcionalmente caras e indisponíveis como prêmio nos programas de milhagem. Nos finais de semana há também um segundo voo da GOL, na parte de manha (todos outros visitam o aeroporto FEN à tarde).

A entrada na ilha pelo prédio de aeroporto é paga, há uma pesada "taxa de preservação ambiental". Cada visitante é obrigado a passar por um dos guichês, mostrar bilhete eletrônico para voo de retorno, voucher de hospedagem, e pagar esta taxa por cada noite de estadia. Depois guardar comprovantes e apresentá-los onde for solicitado. No retorno há "check-out", com verificação de datar e recolhimento de eventuais dívidas. O valor varia com prazo de permanência, atualmente fica em R$ 45,60 por cada um dos quatro dias iniciais, diminui um pouco entre 5-o e 10-o dia, mas a partir do 11-o aumento progressivamente. Em caso de 30 dias seguidos o valor chega a 3.762,00 reais (confira tabela vigente no site oficial http://www.noronha.pe.gov.br/). E ainda há bilhete para visitação do Parque Nacional, que não é vendido nem no aeroporto, nem nas portarias do próprio PN, e deve ser comprado em um dos poucos pontos do IBAMA na área residencial. O valor vigente é de 75 reais, e a validade é de 10 dias. O bilhete com código de barra é pessoal e indispensável em quase todos passeios.

Os preços de hospedagem também estão nas nuvens. A maior parte das vagas é oferecida pelas pequenas pousadas domiciliares que não possuem sistema de reservas próprio e só podem ser contatadas por meio de empresas operadoras de turismo. Para variar, preços de supermercados flutuam entre dobro e triplo dos continentais e a gasolina no único posto de combustível custa R$ 4,10 (não há etanol, não). Mas nos restaurantes e lanchonetes não há sustos, tudo parece bem razoável, e qualidade de pratos de peixe é ótima. Há muitos serviços de aluguel de veículos (buggies, motos, bicicletas), bem como de acessórios para mergulho, inclusive câmeras subaquáticas. Todas as vilas residenciais são ligadas pela estrada asfaltada BR-363, em boas condições, e com calçadas convidativas. O transporte público é representado por um micro-ônibus que circula por todo lugar onde há asfalto, mas sem muita frequência, e nada menos que uma dúzia de táxis. Adicione também o transporte turístico: vans e micro-ônibus das operadoras, jipes e buggies, utilizado também em transfer de aeroporto.

Destaques do "Guia 4 Rodas 2012": 4 de 5***** e 14 de 4****, inclusive 13 praias e 5 atividades relacionadas.
Apresentados neste anexo: Fernando de Noronha - melhores lugares e passeios



Relatos:
Explorando a Ilha: primeiro estágio
Paraíso ecológico, nível 2: escoltas de golfinhos, templos de tubarões e tartarugas
Paraíso ecológico, nível 3: as melhores praias do Brasil

Fotos:
Fernando de Noronha, melhores momentos
Vila e Forte dos Remédios, Praias do Meio e de Conceição
Praias Atalaia, Leão, Sueste
Praias Baia do Sancho e Baia dos Porcos
Passeio de catamarã, golfinhos, Praia Enseada de Caieiras
Museus, estradas, bichos



Links externos recomendados:
Coordenadas Wikimapia
Portal turístico oficial
PN Fernando de Noronha no portal IBAMA
Portal ilhadenoronha.com.br
Portal noronha.com.br
TripAdvisor: Fernando de Noronha
Mochileiros.com: Fernando de Noronha - Perguntas e Respostas



Foto do autor (menos usadas na última colagem)
Atualizado 13.11.2018


...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Destinos de ecoturismo no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário